No dia 6 de Setembro de 2010 foi publicada a Portaria nº 851 que definia o novo regime de certificação de entidades formadoras. Nela, nomeadamente nos seus ANEXOS, estava já claro quais seriam os requisitos a considerar e o novo modelo de certificação. No entanto, ficava a promessa de ser produzida a regulamentação para a sua aplicação, facto que aconteceu no passado dia 31 de Março de 2011, com a publicação e divulgação on-line do Guia da Certificação de Entidades Formadoras – Sistema e Requisitos de Certificação – Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social; Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – Direcção de Serviços de Qualidade e Acreditação – 2011.
Com este Guia, deixou de haver grandes dúvidas sobre os requisitos e sistema de certificação agora em vigor para as entidades formadoras.
As entidades têm agora que deitar mãos à obra e adaptar os sistemas de gestão esta nova regulamentação. Embora o Centro de Formação Comenius esteja acabado de nascer, é-nos possível desenvolver um conjunto de Workshops e cursos que vai qualificar e preparar profissionais para desenvolverem estes sistemas de forma autónoma.
A base desses programas de formação é um Workshop está dirigido a consultores e gestores de formação mais experientes, que queiram aceder a uma interpretação sistemática do Guia da Certificação de Entidades Formadoras, tendo como monitor do workshop um gestor de formação e formador com experiência de acreditação de entidades desde o tempo do INOFOR (Rui Pena). Não deixará de haver a possibilidade de ser questionada essa interpretação, podendo o debate e partilha de diferentes pontos de vista enriquecer ainda mais o trabalho a desenvolver.
No final deste Workshop, ao certo que os seus participantes estarão autónomos para desenvolver a certificação da respectiva entidade formadora, ou de acederem mais facilmente a um mercado de trabalho que em breve terá o boom… logo que se iniciem as auditorias ordenadas pela DGERT.