Investir em bolsa é uma actividade humana do mundo actual que há algum tempo faz parte do quotidiano português. Há em Portugal muitos pequenos investidores que levam muito a sério esta actividade. No entanto, o contexto actual é de alguma contenção nos investimentos, estamos num chamado Bear Market, caracterizado por pessimismo generalizado que faz com que, a prazo, a tendência geral das Acções seja de decréscimo do seu valor.
Foque-mo-nos nos termos que acabei de utilizar: “tendência” e “pessimismo”. Ora, é certo que as Acções têm um valor correspondente ao valor das Empresas, mas há factores menos tangível do que a análise contabilística do valor e potencial valor de uma determinada acção. É esta a ciência da Análise Técnica, estudar e prever o comportamento das acções, tendo por princípio factores não evidenciados nas contabilidades das empresas e relacionados com a dimensão emocional e psicossocial do colectivo dos investidores. NOTA: a Análise Técnica é também conhecida como “chartrismo”, porque se traduz na análise e estudo de gráficos do comportamento das Acções.
Em Portugal, nos contextos académicos, conhece-se esta disciplina da Análise Técnica, fala-se dela, mas não se ensina de forma sistemática a economistas, gestores ou outros. Ao contrário de outros países, aqui não é fácil encontrar formação sobre esta temática, sendo os especialistas portuguesas autodidactas que foram lendo, estudando, partilhando e discutindo sobre o assunto, principalmente através da internet. Um dos grandes espaços de discussão sobre esta temática é um dos fóruns mais populares em Portugal: o Caldeirão da Bolsa, que se caracteriza precisamente por ser o local de encontro de todos os seguidores e curiosos por esta perspectiva sobre os investimentos (da Análise Técnica).
O Centro de Formação Comenius identificou esta necessidade/oportunidade de desenvolver Acções de Formação desta temática e lançou mãos à obra. Contactou o Ulisses Pereira, um dos administradores do Caldeirão da Bolsa, também conhecido pelos artigos semanais que escreve para o Jornal de Negócios e fez-lhe a proposta de em conjunto desenvolvermos programas específicos para o contexto português. E cá está o resultado. Entretanto, a equipa alargou-se com o Marco António (também administrador do referido fórum) e Gonçalo Elias, um dos mais activos membros do Caldeirão… O próprio Jornal de Negócios, um dos proprietários deste fórum, também quis criar condições de sucesso ao projecto e permitiu que o Caldeirão da Bolsa fosse nosso PARCEIRO MEDIA.
Desenvolvemos assim dois programas:
• EDIÇÃO 01/2011 (PORTO): Segunda-feira, das 16.00 às 19.00h e 19.00 às 22.00h, nos dias 6, 8 e 13 de Junho;
• EDIÇÃO 02/2011 (PORTO): Segunda-feira, das 16.00 às 19.00h e 19.00 às 22.00h, nos dias 11, 18 e 25 de Julho;
• EDIÇÃO 03/2011 (COIMBRA): Quarta-feira, das 16.00 às 19.00h e 19.00 às 22.00h, nos dias 13, 20 e 27 de Julho.
• EDIÇÃO 01/2011 (PORTO): Sábados, 09h-12h e 13h-16h, nos dias 28 de Maio e 4, 11 e 18 de Junho;
• EDIÇÃO 02/2011 (COIMBRA): Sábados 09h-12h e 13h-16h, nos dias 16, 23 e 30 de Julho e 6 de Agosto;
NOTA: Estamos a definir datas para edições destes cursos em Lisboa.