quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ciclo de Workshops: A família em debate - casamentos e divórcio...


Nos últimos anos tem-se registado uma profunda alteração nos costumes privados e na estrutura da vida familiar. O divórcio é um fenómeno cada vez mais frequente na sociedade portuguesa e o número de famílias afectadas, com ou sem crianças e adolescentes envolvidos já é significativo.
São inúmeros os profissionais que trabalham no sistema de educação, no sistema de saúde público ou privado ou no sistema social ou de protecção da infância e da juventude que contactam com famílias e menores cujos pais se separaram e divorciaram.
Inúmeros psiquiatras, pedopsiquiatras, psicólogos, professores, educadores, catequistas, padres, auxiliares de escolas ou profissionais que trabalham em estruturas de apoio às crianças e adolescentes (centros de explicações, ateliers de tempos livres, etc) são contactados por pais que lhes confidenciam os problemas que têm na relação com os ex-maridos, ex-companheiros, de quem tiveram filhos. E que lhes falam do “problema das visitas”.

Os clínicos de pedopsiquiatria e os psicólogos são inúmeras vezes procurados nos seus consultórios e gabinetes por pais preocupados com o impacto da separação e divórcio nos seus filhos. O tema do impacto das visitas nas crianças filhas de pais separados é inúmeras vezes referenciado nos relatórios sobre a situação dos menores que os pais conduzem às consultas e avaliações psicológicas. Os advogados aconselham frequentemente os seus constituintes no sentido de integrarem estes relatórios nos processos judiciais.
Também os Tribunais fazem pedidos de informação sobre a situação clínica de menores filhos de pais com processos de regulação das responsabilidades parentais, processos de alteração das responsabilidades parentais, processos de incumprimento e processos de promoção e protecção.
O fenómeno da recusa de menores filhos de pais separados a visitarem os pais com quem não vivem é um fenómeno frequente e muito relatado nos relatórios clínicos de psicólogos e pedopsiquiatras e tem dado origem a discussões acesas sobre a eventual existência de um síndrome de alienação parental. A comunicação social tem dado conta de situações extremas e preocupantes.
O grau de recusa dos menores às visitas reflecte geralmente a presença de elevada conflitualidade na relação dos progenitores, aspectos da personalidade dos progenitores e o modo como lidam com a separação. O processo judicial tende a alimentar esta conflitualidade.

Ver: Ciclo de Workshop: A família em debate

Ciclo de Workshops

A família em debate - casamentos e divórcios  - 42 horas

Parceiro Técnico-Científico

Sónia Gonçalves, licenciada em Psicologia pela FPCEUP - Área da Saúde Mental (1988), Assessora Superior de Psicologia Clínica, da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde. É, ainda, membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Em 2009, concluiu a formação de Mediadora de Conflitos, curso reconhecido pelo Ministério da Justiça. É Sócia Fundadora da Associação Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça (2006-2011) e Sócia da Associação Fórum-Mediação.
Trabalha, desde 1994, em um Hospital Público Especializado em Psiquiatria e Saúde Mental que se encontra Acreditado em Qualidade pelo Programa de Acreditação do King`s Fund Health Quality Service.
Desde, 2004, desempenha funções de Psicóloga Clínica Forense, tendo, ainda, sido membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação deste Hospital (2005-2008), bem como membro da Comissão de Formação deste Hospital (1999, 2007 e 2011).
Possui Pós-Graduação na área da Psicologia Clínica e Marketing de Serviços. Tem formação na área da Terapia Familiar, Sexologia, Terapia Comportamental e do Comportamento e Terapia Narrativa e Psicologia Forense e Neuropsicologia.


Objectivos

Este Ciclo de workshop foi concebido por profissionais ligados à saúde, à justiça, à segurança social e aos meios alternativos de resolução de conflitos, com experiência na avaliação e intervenção junto de pais, crianças e adolescentes envolvidos em processos de separação e divórcio altamente conflituosos. Procura sensibilizar a comunidade em geral, jovens profissionais sem experiência e profissionais já em exercício, para um fenómeno extremamente frequente nestes processos, a resistência às visitas, dando-lhes ferramentas para um correcto diagnóstico da situação, para um adequado posicionamento e para uma intervenção precoce e efectiva. A nova lei do divórcio merece neste Ciclo de workshop uma nota de especial atenção, pelas potencialidades de que se reveste, mas também pelas dificuldades práticas da sua implementação.


Workshops

 

WSP 1: A nova lei do divórcio explicada a todos e a mediação
Data: 20 MAI
Duração: 6h
Horário: Sexta-feira, 09.00 às 12.00h e das 13.00 às 16.00h

 

WSP 2: A resistência às visitas ou alienação parental: implicações clínicas e forenses - estudo de casos
Data: 21 MAI
Duração: 6h
Horário: Sábado, 09.00 às 12.00h e das 13.00 às 16.00h


WSP 3: A entrevista de mediação
Data: 28 MAI
Duração: 6h
Horário: Sábado, 09.00 às 12.00h e das 13.00 às 16.00h


WSP 4: Regulação das responsabilidades parentais: avaliação e diagnóstico diferencial da resistência às visitas ou alienação parental.
Data: 3 JUN
Duração: 6h
Horário: Sexta-feira, 16.00 às 19.00h e das 19.00 às 22.00h


WSP 5: A entrevista forense de adultos e crianças
Data: 4 JUN
Duração: 6h
Horário: Sábado, 09.00 às 12.00h e das 13.00 às 16.00h


WSP 6: Intervenção com famílias conflituosas e multiproblemáticas: estudo de casos
Elaboração do plano de cuidados
Os centros de encontro pais-filho
Data: 17 JUN
Duração: 6h
Horário: Sexta-feira, 16.00 às 19.00h e das 19.00 às 22.00h


WSP 7: Incumprimento do acordo de responsabilidades parentais - como intervir na resistência às visitasData: 18 JUN
Duração: 6h
Horário: Sábado, 09.00 às 12.00h e das 13.00 às 16.00h


Nota:
A inscrição pode ser realizada para o ciclo completo ou para cada um dos worshops individualmente.


Destinatários:

Profissionais que actuem nestas áreas, jovens profissionais/récem-licenciados e a comunidade em geral

Local: 
Porto - Centro de Formação COMENIUS

Preço: 

79 € / cada workshop


Descontos:
10% Estudantes universitários


 

Sem comentários:

Enviar um comentário