terça-feira, 12 de julho de 2011

Formação vai continuar a dar oportunidades de emprego



Não há memória de um período de tanta incerteza económica: é a crise política, a intervenção do FMI, o constrangimento do memorandum, agora as “novas medidas”… as permanentes análises de comentadores que vaticinam um fim semelhante ao da Grécia, o fim do Euro (!!!???) …a Moody’s, os Estados Unidos, a Itália … caramba.

Com isto, os últimos meses foram para a formação profissional um período de stand by, de alguma incerteza, à espera da estratégia, das medidas, ou dos sinais delas, emanadas da visão deste novo governo.

Certo é que a troika não considerou a possibilidade de Portugal desperdiçar os fundos destinados à formação profissional, sendo até um factor que poderá dinamizar a nossa economia. Até se tem ouvido falar de uma tentativa de reduzir a participação portuguesa nesse investimento, que é actualmente de 25%... e se diz poder ser reduzida para 15% ou 10% …Sabemos ainda que a coligação que nos vai governar nos próximos tempos fez algumas críticas aos projectos do governo anterior.

Temos conversado muito com outras pessoas que estão metidas no meio e acreditamos que o sector da formação profissional vai continuar a ter financiamentos, prosseguindo o desígnio de qualificação da população portuguesa e dado um forte contributo para a retoma do crescimento económico, ou, se assim não for, para que a queda não seja tão grande...

Se isso se confirmar, poderá representar uma opção de emprego para muitos licenciados, talvez mesmo uma das melhores formas de se entrar no mercado de trabalho e se aceder às primeiras experiências de emprego. 

Porque temos este ponto de vista e porque os nossos clientes são maioritariamente licenciados (recém-licenciados), não pudemos abdicar da oferta de cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Concebemos um curso mais curto que o normal (96 horas) e estamos a oferecer dois horários base (9-16h e 13-19h), procurámos formadores com formação de base e experiências sólidas… e fizemos o máximo de esforço por ter um preço altamente competitivo.

Cursos homologados pelo IEFP – Delegação Regional Centro. VER AQUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário